segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fé estruturada, fé inabalável.

Texto: João 3:1-7; 7:45:52; 19:38-40

Quando perguntamos se alguém conhece Nicodemos, é notório e a maioria das pessoas se lembre de Nicodemos na primeira passagem lida, aonde ele vai até Jesus à noite afirmando a divindade de Jesus pelos sinais realizados, mas principalmente pela fala de Jesus sobre o “Novo Nascimento”, mas a vida de Nicodemos nos fala algumas coisas sobre vida cristã, e sobre isso vamos tratar hoje. 

O nome Nicodemos significa “Conquistador do povo”. Nicodemos era um dos principais dos Judeus (Jo 3:1), um homem muito influente e membro do Sinédrio (tribunal superior dos Judeus), Jesus o chamou no versículo 10 de “mestre em Israel”, ou seja, como dizemos hoje, Nicodemos mandava prender e mandava soltar. 

Nicodemos era um homem cheio de moral e ética, orava e ia à Sinagoga, mas ele percebeu algo na vida de Jesus que nunca havia sentido ou experimentado, por isso veio à Jesus logo após a purificação do Templo, mas veio exaltando as maravilhas que o Senhor havia feito e estava fazendo reconhecendo a plenitude de Jesus. Nesse encontro temos um dos mais belos diálogos e uma explanação maravilhosa de Jesus sobre a procedência de um novo Cristão, um novo começo, um NOVO NASCIMENTO. 

Com certeza, você e eu vimos e sentimos algo de Jesus que não havíamos conhecido no mundo, nascemos com um imenso vazio dentro de nós, e nossa vida se resume a buscar o preenchimento desse vazio. À medida que vamos crescendo, vamos preenchendo os vazios de nossas vidas, encontramos um bom trabalho, conquistamos uma boa casa, um carro, um casamento abençoado, mas existe um vazio que machuca e não completa nada do que já conquistamos, e esse vazio que Nicodemos buscava preencher, e Só Jesus preenche esse vazio. 

Sem Jesus, nossa vida é como aquele quebra-cabeça que falta uma peça; o quebra-cabeça, a medida que vamos montando, vamos notando a figura, e detalhes da figura, mas se faltar uma só peça, vamos ficar frustrados, vamos ficar, assim como ele, incompletos, assim é nossa vida sem Jesus, podemos ter montado o quebra-cabeça de nossas vidas mas só será completo se estiver a peça chamada Jesus. Quando essa Peça estiver em nosso “quebra-cabeça” aí sim teremos identidade, aí sim teremos uma linha com nosso nome no Livro da Vida. 

No segundo texto que lemos vemos o retorno dos soldados que foram prender Jesus, mas retornaram com as mãos vazias, os sacerdotes e fariseus vendo que voltaram sem Ele, ficaram furiosos, mas os guardas ficaram maravilhados com as Palavras de Jesus – É impossível ter um encontro genuíno com Jesus e não ser impactado e não ter sua vida transformada, assim como é impossível mergulhar nos rios e não ficar molhado. Aqueles homens cegos começaram a entrar em parafuso por causa de Jesus, e vemos novamente a figura de Nicodemos, nosso personagem de hoje, em uma atitude das mais corajosas, defendendo Jesus perante os principais. Não imagine que isso era fácil, era uma tarefa muito corajosa. 

Essa é a fase de nossa vida cristã que também todos passam (passamos); aquela em que as pessoas próximas a nós, amigos e familiares começam a zombar de nosso Senhor, de nossa fé, de nossos princípios, ou quem dentre nós, nunca ouvimos: Que Jesus é esse? Ou: Virou crente virou careta. Ou: É crente agora? Não é mais meu amigo. A vida cristã é constituída de renúncias, de escolhas. Quantos de nós já defendemos a causa de Cristo? 

Quantos de nós tivemos que se posicionar contra os dogmas familiares, contra o tradicionalismo religioso, contra as amizades perniciosas (Sl 1:1), não foi fácil. Quando fui me batizar minha mãe olhou nos meus olhos e disse: Você vai pisar no batismo que nós te demos? É duro escutar isso, mas hoje, ela percebeu o quanto foi bom para mim, e em Nome de Jesus ela vai experimentar desse Jesus. 

No terceiro texto que lemos, vemos sobre o sepultamento de Jesus, onde José de Arimatéia pediu a Pilatos que tirasse o corpo de Jesus, e quem estava com ele? NICODEMOS, olha ele aí de novo. Foi levar dinheiro e algumas especiarias para ajudar no sepultamento. 

Nicodemos estava vendo o corpo de Jesus sem vida, morto, surrado, humilhado. 

Talvez isso simbolize para nossa vida cristã as tribulações, o vale, os problemas, as assolações, enfim, que JESUS tenha nos abandonado. Vemos todas as muralhas contra nós, nosso inimigo vindo nos cercar, e onde está aquele Jesus que nos falava sobre novo nascimento? Será que ter enfrentado o sinédrio (entenda nossa família, amigos, trabalho) pela causa de Jesus tenha sido válido? Porque agora vejo ‘morte’ na minha vida, vejo destruição. 

Mas agora começamos a entender o título de nossa mensagem: FÉ ESTRUTURADA, FÉ INABALÁVEL. Nicodemos não se desesperou. Nicodemos não murmurou. Nicodemos enfrentou a situação, sabe por quê? 

Porque ele não enxergava o momento, a circunstância, ele enxergava a promessa de um novo nascimento que geraria uma vida eterna, ele não estava vendo a morte através do corpo de Jesus em suas mãos, mas que em meio ao caos, as PROMESSAS DE JESUS iriam e vão se realizar, pois a FÉ milita contra as IMPOSSIBILIDADES. 

Talvez você esteja enxergando sua vida Cristã como fracasso, vendo o corpo de Cristo diante de seus olhos, mas faça como Nicodemos que não enxergou o corpo de Cristo morto, mas ele enxergou como Maria em João 20:14- "Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé". Ele enxergava Jesus ressurreto, pela FÉ, uma FÉ ESTRUTURADA, UMA FÉ INABALÁVEL

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (I Coríntios 15: 58)

Gostou? Não gostou? Foi edificado? Sugestões? FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ E DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Fiquem na Paz de Cristo

Waltinho Oliveira
waltinho-oliveira@hotmail.com

3 comentários:

Waltinho Oliveira disse...

Deixe seu comentário: Sugestões, críticas e orações..rsrs são bem vindas

Daniel de Paula disse...

Sejamos fortes ao tomar nossa decisão de seguir a Cristo, certos que o preço ao encarar as "consequências" de nosso chamado, não é nada se comparado ao amor de Cristo por nós. Se algo ficou para trás que por lá permaneça, pois o vazio de nossa existência ja foi preenchido pelo amor. Um amor tão verdadeiro e especial que nos faz enxergar um Jesus ressurreto ao invés de um homem derrotado no madeiro.

Unknown disse...

Minha vida espiritual foi muito edificada com esse texto.
Muitas vezes nos tornamos pessoas vazias porque procuramos nos preencher com outras coisas, mas somente Jesus pode nos proporcionar a alegria verdadeira.
Deus abençoe.