domingo, 6 de fevereiro de 2011

Esvaziando...e enchendo!


Atos 9: 1-5
Lemos a passagem que fala sobre a conversão de Paulo, um homem que nada mais escreveu 13 epístolas, uma obra extremamente importante, mas para entendermos até aqui é necessário que voltemos um pouco mais no tempo, e, para entendermos Paulo, temos que falar um pouco de Saulo de Tarso.


Pouco se sabe historicamente de sua infância e sua adolescência, mas sobre algumas afirmações de Paulo e pelo contexto histórico de Tarso, podemos montar o pano de fundo sobre esse homem, que depois de Jesus, é o mais importante na história do cristianismo.


O próprio Paulo descreve Tarso em At 21:39, como ‘cidade não insignificante’ , ou seja, uma cidade de importância notória. Tarso era a cidade mais importante da Província da Cilícia no tempo de Saulo, apesar de situar-se 16km para o interior. Era uma importante cidade portuária, que dava acesso ao mar por meio do rio Cnido, que passava no meio da cidade. O fato, e sua localização estratégica, tornaram a cidade uma importante rota comercial da época, fluindo o comércio para todas as direções.


Tarso era tão importante, que, apesar de ser uma província romana, não pagava tributo a Roma, era uma cidade autônoma.


Tarso tinha grande influência da cultura grega, talvez por isso Paulo tenha escrito em Cl 2:8 “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens... e não segundo Cristo”. Tarso tinha estirpe filosófica, seus pensadores eram grandes personagens da época.


E foi nesse meio que o pequeno Saulo cresceu, em meio à vida citadina, de cultura apurada e de berço filosófico, vemos assim uma infância e adolescência com grande influência cultural.
Mas não paramos por aqui, ele era também um cidadão Romano, como o mesmo diz em At 22:28, o que lhe dava prerrogativas quanto algumas questões na época. Era um judeu Fariseu, de tribo real (Fp 3:5), onde logo aos 5 anos era ensinado pela Lei, e assim cresceu até chegar aos ensinamentos aos pés de Gamaliel.


Um momento marcante da aparição de Saulo, está na morte de Estevão (At 7), onde depositaram as vestes dele aos pés de Saulo. A partir daí, vemos um homem tomado pelo ódio, pelo rancor, com sede de destruição, entrava pelas casas e tudo que inspirava a Cristo era deposto, homens, mulheres e crianças eram presos.


O que ele não sabia era que suas perseguições teriam efeito inverso, já que os cristãos refugiados estavam espalhando o evangelho de Cristo por outras regiões, o que levou a tomar a decisão de ir até Damasco para prender os cristãos ali presentes.


Fico pensando o que passava pela cabeça de Saulo, no percurso árido de 240km que separavam as duas cidades. Mas na chegada daquele homem temido, altamente instruído, de berço histórico, ‘doutorado’ pela Lei, conhecedor e cidadão romano, aconteceu algo que mudaria a vida dele e da pregação do Evangelho: ELE TEVE UM ENCONTRO COM JESUS.


Imagino que naquele momento, ele viu sua ‘capa de poderes’ sendo reduzida a nada, deve ter passado em sua mente todo o contexto histórico de sua vida, sua instrução, sua cidadania romana não valendo absolutamente nada mediante sua situação, prostrado e cego.


Três dias sem comer e beber, entendendo que ele era um cego espiritual, esperando a ordem de Deus para que sua visão fosse restaurada, mas sua visão espiritual.


Amados, Saulo só pode ser Paulo, quando se despiu de todo ego, quando se desfez de todos os seus ‘títulos’, quando se esvaziou de tudo o que os homens lhe concederam, porque somente assim, Deus poderia usá-lo, como ele mesmo disse:

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, (Fp 3:5-8)

Assim como Saulo, muitas vezes somos altamente egocêntricos, somos senhores da razão, estamos cheios de nomeações, mas é necessário cairmos do cavalo e prostrar-nos, ouvirmos a voz de Deus, esvaziar de nós, para que o ESPÍRITO SANTO DE DEUS possa nos encher, nos capacitar para que a verdade em nós seja conhecida, a verdade de Jesus.
O Espírito Santo quer nos encher, mas para isso é necessário nos esvaziarmos.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para o crescimento de todos que lêem.

Fonte parte histórica: www.vivos.com.br
Waltinho Oliveira
msn: waltinho-oliveira@hotmail.com
twitter: www.twitter.com/sercristao

3 comentários:

aaaaaaaaa disse...

Precisamos realmente, cada vez mais, nos esvaziar de nós mesmos e nos encher do Espírito que vivifica. Fica conosco, Senhor!

Fernando Oliveira disse...

Oooo Gloria, o blog Ser Cristão é Maravilhoso sem duvida alguma é exelente, o conhecimento passado é de extrema importancia a todos nós. Waltinho continue sempre escrevendo e que nossos coraçoes sempre venham estar vazios de nós mesmos para que o Espirito Santo de Deus possa falar conosco.

Deborah Sacramento disse...

É verdade o mundo nos deixa cansados o jeito é servir e amar a Deus de todo o coraçao assim seremos cheios e satisfeitos!!
Continue com o blog está muito bom!!


http://garotasedeus.blogspot.com/