terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Deixemos Deus ser Deus

Texto: “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” Jo 1:21
“Deixem Deus ser Deus” é uma expressão típica de Martinho Lutero.
Jó é um dos 5 livros poéticos da Bíblia, o livro tem como palavra chave “Provar”, mas vamos tratar no texto que lemos sobre a soberania de Deus.

Um determinado dia, os filhos de Deus (a expressão refere a seres celestes, anjos servos) vieram apresentar perante o Senhor, e quem estava no meio? Satanás, o intrometido.

Jó era tão reto e tão íntegro, que o próprio Deus testificou a seu respeito com satanás, e o inimigo começou a contender com Deus e botar em xeque a fidelidade de Jó, acusando-o de ser fiel por causa das bênçãos que o cercava. Mesmo Deus tendo testificado, Satanás ainda acusou Jó, e ele não pensa duas vezes em nos acusar dia e noite (Ap 12:10).

Deus PERMITE (eu disse, PERMITE), que Jó seja tocado em todas as áreas materiais e em sua família. Quando estamos em retidão diante do Senhor, o diabo não tem legalidade sobre nós.

1.)   Os Sabeus roubaram-lhe o gado (v.15);
2.)   O fogo de Deus desce do céu e consome as ovelhas (v.16);
3.)   Os caldeus tomam os camelos (v.17);
4.)   Uma tempestade de vento derruba a casa do primogênito, onde todos os filhos de Jó estavam reunidos e todos morrem (v.18).

Jó então se humilha rasgando suas vestes, raspou a cabeça e caiu o rosto em terra, louvou ao Senhor (BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR) e reconheceu o controle de Deus sobre todas as coisas.

Não estando contente, o diabo intenta novamente contra Jó, e Deus PERMITE, que ele toque em sua saúde. Jó ficou em uma condição tão miserável que suas feridas eram raspadas com cacos de telhas, seu odor exalava longe, imaginem as moscas rodeando aquele homem, e sua mulher sem entender a soberania de Deus incentiva a Jó a amaldiçoar a Deus e morrer. Imagino eu, que Jó, com o semblante caído, com dores terríveis no corpo, com dificuldade na fala vira para aquela mulher e diz: Como fala qualquer doida, assim falas tu; recebemos o bem de Deus e não receberíamos o mal?

Muitas vezes queremos dizer a Deus o que Ele deve fazer, como deve proceder, como deve nos abençoar, como queremos ser tratados, mas Deus é Deus, e Ele sabe o que é melhor para nós. A prova do ouro é o fogo.

Deus não é sádico, Ele às vezes prepara uma grande muralha, não para que pereçamos, mas que possamos aperfeiçoar nossa fé, confiar nEle, e mesmo com um ato, aparentemente, absurdo, tocar as trombetas, marchar e as muralhas caírem.

Não foi pelas trombetas, não foi pelas marchas? Não, mas confiamos, e deixamos que Deus fosse Deus, ou seja, exercitamos nossa fé e deixamos Deus agir.

Jó não estava feliz com a situação, pelo contrário, mas aceitou a soberania de Deus na sua vida. Como somos tolos e questionamos a Deus a todo instante: Se chove, questionamos porque não faz sol; se está quente, perguntamos por que Deus não envia um tempo ameno; se Deus nos dá oportunidades ministeriais, questionamos se somos qualificados para aquilo, mas Deus só quer que aceitemos suas decisões para Ele trabalhar.

E quando queremos ser Deus? Você pode dizer: “Eu jamais quis ser Deus”. Em Sl 37:5 diz “Entrega os teus caminhos ao Senhor, confia nEle, e Ele o fará”, a expressão “...entrega os teus caminhos ao Senhor...” não quer dizer apenas “aceitar a Cristo”, mas aceitar que Ele tome conta de nossas vidas, nossos caminhos e isso inclui sobre nossas decisões. Será que nunca decidimos as coisas por nossos ‘achismos’, nossas vontades sem antes passar pelo crivo do Senhor? Queremos ser senhores de nossas decisões, de ‘nossos caminhos’. Oras, se andamos ‘em NOSSOS caminhos’ quer dizer que não entregamos eles ao Senhor.

Isso acontece, queremos nós ou não, por que não deixamos Deus ser Deus.

Veja o caso do profeta Samuel, eu disse profeta, e não um a toa qualquer, foi designado a ir até o Belemita Jessé, e da casa dele seria ungido um Rei, e Deus deixa bem claro: “...e ungirás a quem EU DESIGNAR” (I Sm 16:3-B), mas o profeta não esperou o designo de Deus e por conta própria já havia nomeado o novo rei: Eliabe. Imagino ser um jovem vigoroso, de boa aparência, já que Deus logo repreende o profeta e diz, em outras palavras: “Ei, não te atente com aparência, altura, porque o rejeitei”. Já passou por uma situação como essa? Deve ter sido constrangedor para Samuel ser repreendido por Deus daquela forma, como se o Senhor dissesse: Samuel, Samuel, lembra quando era criança e te chamava assim? E você me disse: “Fala que te escuto”. Pois bem Samuel, me deixa ser Eu, me deixa ser Deus.

Nós, seres humanos, muitas vezes, somos movidos por impulsos, mais pela emoção do que pela razão. Queremos resolver as coisas de nossa maneira. É assim no trabalho, na escola, no casamento/namoro, enfim, e no final das contas, quebramos a cara, pois não deixamos Deus nos guiar.

Nos Salmos lemos: Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Salmos 100:3

Pronto, o ‘pasto’ é do Senhor, e nós as ovelhas, se quisermos ser bem sucedidos, então deixemos Deus ser Deus em nossas vidas.

Jó deixou Deus ser Deus, e morreu em boa velhice, restituído em tudo...ahhh, e em dobro.


Deixe seu comentário, ele é muito importante para o crescimento daqueles que lêem.

Waltinho Oliveira

3 comentários:

Josy Oliveira disse...

Louvado seja o Senhor DEUS! Bendito o nome do Senhor que te inspira a postar mensagens sábias, as quais têm levado reflexão a todos que acessam este BLOG (meio de interação entre o homem e DEUS).Deus esteja sempre contigo e com tua família. Bom domingo. Um abraço.

Anônimo disse...

graça e paz querido, parabens pelo seu blog é muito lindo e edificante, te convido a fazer uma visita tbm no meu blog, http://www.prvaldomelo.blogspot.com/
e se gostar se torne um seguidor e deixe seu comentario,

Pr. Valdo Melo.

Walter Oliveira disse...

Pastor Valdo, Paz seja contigo. Muito obrigado pelas palavras, com certeza estarei no seu blog.

Um forte abraço em Cristo.

Olá Josy, Há quanto tempo rsrsrs Paz amada. Muito obrigado