segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O interior do interior

"Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus." (Romanos 15: 7) 

Recentemente tive a oportunidade de voltar ao interior de minha querida Minas Gerais, e principalmente, em minha cidade amada. Antes de ir à pequena Vieiras, dei uma ‘passadinha’ em um pequeno distrito da cidade de Santa Margarida onde meus tios e meus primos moram.
Ah, ar puro, e apesar da chuva e frio, foi maravilhoso. Havia sete anos que não visitava meus tios e minha terra, exatamente desde que aceitei Jesus como meu Senhor e Salvador.
É impressionante, com o ‘voar’ do tempo, passamos a dar maior valor às coisas mais simples, mas que já não são tão comuns em dias como de hoje. Nesse mundo corrido, turbulento, dinâmico e frio, um simples sorriso, um aperto de mão, um abraço, um ‘olá’ é tão incomum quanto prazeroso.
Nas empresas vemos e ouvimos cumprimentos engessados, meramente para não fugirem dos formalismos e para não ser enquadrado como o ‘anti-social’, e em nossas igrejas não é diferente com o nosso: ‘Paz do Senhor’, ‘Paz seja contigo’ ou no simples ‘Paz’, são cumprimentos, muitas vezes, sem transmitir o ‘amor’ nas palavras.
E como essa viagem foi positiva, como ela me constrangeu (de bom modo); com esse mundo citado acima, parece que perdemos um dos mandamentos que foi nos deixado: amar nosso próximo como a nós mesmos. Em Romanos 12:10 lemos:  ‘Amai cordialmente uns aos outros em amor fraternal...’. Estamos ficando pessoas mais frias, mais solitárias e em conseqüência, pensando demais em nós, somente no nosso próprio umbigo.
Nas casas que fui, que recepção (e que reflexão), que amor, mesmo sem conhecimento das Escrituras, as pessoas tinham um ‘amor cordial’, via em seus olhos o prazer de estarmos conversando e quando nos despedíamos, a tristeza em seus olhares. Tomei café doce, amargo, forte, fraco, mas todos servidos com gratidão pela visita e um ‘até breve’ com ternura.
Ser cordial e amável é uma decisão de cada indivíduo, a bíblia nos orienta a sermos assim, e o interior (coração) do interior nos mostra na prática que é possível e agradável.
Um forte abraço, Paz esteja com todos
 Waltinho Oliveira
Twitter: www.twitter.com/sercristao

Um comentário:

Eliézer disse...

Ótimo post amigo, o amor nos fortalece e fortalece ao nosso próximo a encontrar o caminho certo. Grande abraço!