sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Emoção, razão e fé.

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"  (João 5 : 39)
No antigo testamento, antes do véu do templo ser rasgado, onde animais eram sacrificados para expiação dos pecados, uma das divisões do tabernáculo era o Santo dos Santos, onde somente o sumo sacerdote poderia entrar, e, antes, era purificado e deveria entrar em pecado algum, caso contrário, seria consumido ali mesmo.

O altar de nossas igrejas deve ser santo, não deve, nem pode ser profanado. O altar não é picadeiro para palhaço, não é palco para artista, não é passarela para modelos, o altar é lugar de homens e mulheres de Deus.

Mas, infelizmente, não é esse cenário que tem se apresentado, tem muita gente brincando de ser crente, de ser líder, de ser ministro, mas o diabo não brinca em serviço, não está para brincadeira.

Vejo muitas pessoas sobre o altar, a todo instante, querendo mexer com a emoção da igreja, criam chavões que acham bonito, expressões manipuladoras. Pessoas dão piruetas, ‘plantam bananeira’, mas rapidamente a nuvem se dissipa. O mover verdadeiro do Espírito Santo não é nuvem passageira, ele permanece, não estou falando que a pessoa vai ficar rodopiando a todo instante, mas o mover do Espírito traz mudanças, impacta vidas, transforma, cria, liberta, pois o que é de Deus permanece o resto é emoção.

E não é questão de julgamento, mesmo porque não se julga o profeta, e sim a 'profecia'. (I Co 2:14-15)


Quando houve a descida do Espírito Santo em atos, em que falavam em outras línguas, o vento impetuoso passou, mas aquele mover REAL, transformou aqueles homens e NUNCA mais foram os mesmos.

O cristão deve ser equilibrado, não pode se contentar em receber aquilo que é ministrado, mas deve ter senso para analisar o que é ministrado. É muito sério amados, Jesus disse que haveriam lobos disfarçados de cordeiros; a palavra tem poder, e não podemos receber de boca aberta tudo que vem para ser ‘comido’.


Antes o fogo descia do céu e consumia o sumo sacerdote que não estava na linha de Deus, hoje temos o Espírito Santo de Deus, aquilo que vem de Deus, o Espírito Santo vai nos testificar, para exercitarmos nossa fé, não na emoção momentânea, mas, algo perdurável. 


A igreja não pode ficar calada com a banalização que tem ocorrido com a Palavra e o Nome de Jesus.


Deixe seu comentário, ele é muito importante para o crescimento de todos.

Waltinho Oliveira
waltinho-oliveira@hotmail.com
Twitter: www.twitter.com/sercristao

Um comentário:

Unknown disse...

O Avivamento promovido pelo Espírito Santo de Deus promove mudanças. O revestimento de poder vai além do falar em línguas estranhas, e sentir ousadia, é ser impelido pelo Santo Espírito de Deus à fazer a obra do Altíssimo. Deus tem razões para nos revestir do seu Poder. Mas, nem todos querem abraçar as razões de Deus. Gostei do seu post meu irmão e do seu blog tambem. Que o Senhor continue te abençoando em cristo Jesus nosso Senhor... Servo de Deus!!

Na Graça do Pai...