segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fugindo (?!)


Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. II Timóteo 2:22

O versículo não é daquelas questões de múltipla escolha que amamos quando estamos fazendo uma prova, se não se sabe o certo, vai no famoso ‘uni-duni-tê...’, mas estamos diante de um verbo (fugir) no imperativo, ou seja, uma ordem.


Mas fugir de quê ou de quem? Quando o prisioneiro foge, ele foge daquele que o aprisionou, que o encarcerou, quando o lutador foge de seu oponente, ele foge porque notou que seu rival é mais forte.



Quando Paulo nos escreve esse texto, ele diz FOGE, pois sabe que para essas coisas (para nossas paixões), não estamos preparados para enfrentá-las assim de ‘peito’ aberto, porque nosso rival (a carne) é forte. E o diabo não vai pensar duas vezes em nos afrontar com coisas (aos olhos) muito boas.


Veja o exemplo de José lá no capítulo 39 de Gênesis: Ele foi comprado pelo egípcio Potifar, Deus o prosperou e tornou-se mordomo na casa de Potifar. 


José era um homem formoso de semblante e porte, o que chamou a atenção de mulher de Potifar que lhe disse: Deita-te comigo. (Gn 39:7) 
Assim mesmo amados, nessa cara de pau danada, uma ‘diretaça’ na cara de José que se esquivava de um lado, saía pelo outro. Imagino José ‘cortando’ caminho para não topar com aquela mulher, como se diz: Correndo dela igual minhoca do anzol (essa expressão é a roça rsrs). A bíblia diz que ela o tentava todos os dias (Gn 39:10).


Amados, José era um jovem, sua carne gritava, não pensem vocês que a mulher de Potifar era um ‘tribufu’, uma bruaca, não amados, era a fome com a vontade de comer que ali estavam.


Mas a bíblia nos diz no vers. 12 de Gênesis 39: ...Porém, deixando suas vestes nas mãos dela, saiu FUGINDO para fora.


José poderia ter pensado: Ahh, tô aqui, escravo, abandonado, no meio de pessoas com costumes pagãos, eu vou é ‘dar uns pegas’ nessa mulher. Mas NÃO. Ele renunciou suas vontades e honrou seu senhor e seu Deus


Ele fugiu das suas paixões de sua mocidade, saiu correndo, saiu ‘vazado’, ‘sebo nas canelas’.


Amados, em Gl 5:16 lemos: Andai em Espírito e não cumprireis as concupiscências da carne. A carne milita contra o Espírito, portanto, alimente seu Espírito com orações, leitura da bíblia, jejum, fortalecendo-o dia-a-dia, vista a armadura de Deus (Efésios 6), na nossa força, somos sempre vencidos.


Andar em Espírito é não sucumbir aos desejos da carne, mesmo que seja fugindo.

Paz seja com todos!!!
Waltinho Oliveira
msn: waltinho-oliveira@hotmail.com
Skype: walterjoseoliveira
Twitter: www.twitter.com/SerCristao

Nenhum comentário: