terça-feira, 19 de abril de 2011

No tempo determinado


ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:1-3

O chamado de Deus a Abrão, quando ele era um ‘jovem’ de 75 anos, chamando-o para sair da sua terra, da sua parentela, da casa de teu pai, para uma terra que Deus o mostraria. Aqui aprendemos algumas coisas:
1.   Deus usa quem Ele quer, independente de condição social ou idade;
2.   Abrão, mesmo sem conhecer a Deus, ouve Sua Voz e obedece: Muitas vezes, nós que achamos que O Conhecemos muito, temos dificuldade de ouvir Sua Voz, e uma dificuldade ainda maior de obedecê-Lo quando ouvimos;
3.   Chega de conformismo e estagnação: Deus quer mais de nós, e às vezes se torna necessário sair de nossa zona de conforto. 

Abrão toma sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló e parte na direção em que Nossa Bússola o guiava (ver post BÚSSOLA DE VIDA http://sercristaoemaravilhoso.blogspot.com/2010/08/bussula-de-vida.html), para a Canaã de Deus, e no versículo 7 lemos a ratificação da promessa de Deus: “A tua semente darei a essa terra”.

Penso que Deus tenha ratificado sua promessa, pois Ele já sabia o que aconteceria: Uma fome assola a terra, e Abrão desce à terra do Egito. E quando vemos, ouvimos ou lemos, que um homem/mulher de Deus age, e não vemos antes os termos: “Consultou então Abrão ao Senhor...” ou “Disse o Senhor a Abrão...” é porque sabemos que esse homem/mulher vai quebrar a cara em algum momento. E não foi diferente com Abrão que se viu obrigado a mentir acerca de sua relação com Sarai por medo de morrer e foi expulso de lá, depois que Deus feriu a Faraó por ter tomado Sarai por mulher. Aqui Deus estava mostrando a Abrão que está no controle da situação, e quem tem a promessa de Deus não vai perecer, mas é NECESSÁRIO continuar nos caminhos do Senhor.

No capítulo 13 lemos que Abrão e Ló se separam, e Ló escolhe ir para as campinas do Jordão, Abrão começava a entender que a promessa estava com ele, independente de onde ele fosse habitar, mesmo nas terras mais áridas.

Talvez estivesse na cabeça de Abrão a Terra prometida, mas a outra parte da promessa ainda estava com um ponto de interrogação fonte 72. A qual descendência seria dada a terra? Oras, Sarai sua mulher era estéril.

Mas no capítulo 15 Deus lhe promete um filho e lhe diz: “Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos Caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares.” (15:7).

Ei, imagine você ouvindo isso de Deus, imagine o momento de exaltação de Abrão, a alegria, se aquele homem soubesse ‘plantar bananeira’, ele o teria feito (se não o fez..rsrs).

Mas o tempo vai passando, e a promessa não vem, os dias passam, aquela alegria, aquela exaltação, dão lugar à decepção, a angústia. Abrão então toma a serva de Sarai, Agar, e com ela coabita, gerando Ismael. O salmo 40:1 diz: Esperai com paciência no Senhor.

E quantas vezes agimos precipitadamente sem antes esperar no Senhor? Com Abrão não foi diferente.

Deus deve ter falado: “vamos começar de novo”. Abrão (Pai da exaltação), seu nome será Abraão (Pai de multidões), Sarai (Contenciosa), seu nome será Sara (Princesa).

Agora sim: Deus não escreve certo por linhas tortas, ele acerta as linhas para escrever.

Deus lhe diz: Abraão, não vem da serva a promessa, mas virá da princesa (Sara). (ref. Gn 17:19)
Deus não estava contando uma piada, mas Sara riu e Abraão duvidou em seu coração. Tá duvidando das promessas de Deus? Então pega isso para você

HAVERIA COISA DIFÍCIL AO SENHOR? AO TEMPO DETERMINADO, TORNAREI A TI POR ESTE TEMPO DA VIDA, E SARA TERÁ UM FILHO. (Gn 18:14)

O tempo é o de Deus amados, Deus só requer que estejamos em linha com sua Palavra para que NO TEMPO DETERMINADO, se cumpra a promessa dEle em nossas vidas, e a promessa maior: A Salvação.

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. (I João 2:25)

Deixe seu comentário, ele é muito importante.

Waltinho Oliveira

msn: waltinho-oliveira@hotmail.com

Nenhum comentário: